Finalmente passamos a trabalhar com o Photoshop CS4.
Só que eu ainda não tinha percebido que o CS4 não tinha mais a opção Contact Sheet até um amigo e colega de trabalho fazer a pergunta: Como faz uma folha de contatos no Photoshop agora?! “Na mão”?!
Trabalhamos com fotografia. Temos clientes que ainda fazem folhas de contato (o famoso índex) e cá entre nós... O ACDSee é legal, mas fazer esse tipo de coisa nesse programa... ¬_____¬”
Bem... Eu não me conformei. Apelei para o Google e achei a resposta: Adobe Bridge CS4 iria resolver essa questão – e super fácil.
Se reparar no alto do Bridge tem um ícone que lembra uma folha com uma dobra e uma seta. Essa é a opção Output (ou Saída).
Quando clicamos nela aparece outra opção Output to Web ou PDF. (Saída para Web ou PDF.)
E a tela fica assim. (Mais ou menos. A área PREVIEW – Prévia – fica em branco e em CONTENT – Conteúdo – mostra as fotos ou arquivos. Selecionando parte dos arquivos ou todos eles, o PREVIEW fica dessa forma.)
Tentei deixar em destaque a área Output (Saída). É ai que iremos determinar a folha de contato.
× Para ver melhor clique com botão direito, opção nova aba ou nova janela ×
Logo de cara temos as opções PDF ou Web Gallery. Vamos escolher PDF.
Abaixo tem a opção Template. Clicando onde está 2*2 Cells veremos outras opções e até mesmo personalizar. E Refresh Preview você tem uma prévia de como ficará o seu arquivo (E isso pode ser em qualquer etapa).
Em Document temos as opções:
Page Preset: São as predefinições da página. Se o papel é do padrão americano (Letter, Legal ou Tabloid), padrão internacional (A4, A3, B5 e por assim em diante), papel fotográfico ou medidas da web ou se será personalizado.
O que a maioria das pessoas não sabem – e até alguns profissionais – é que no caso de laboratórios de fotografia os papéis fotográficos não têm medida exata. No caso do papel 20x30 (tamanho mais próximo de um A4) dos laboratórios da Fujifilm, por exemplo, passa a ser 20,3x30,5.
Se o arquivo PDF gerado for para impressão em um laboratório de fotografia é melhor saber a medida exata do papel e usar a opção CUSTOM (Personalizada).
Acho que tem gente se perguntando: E dá para revelar um arquivo PDF em laboratório fotográfico?
Resposta: Sim. É possível desde que converta o arquivo de PDF para JPG com ajuda do photoshop antes (super fácil!).
Size: É o tamanho da sua folha de contato.
Quando usada a opção CUSTOM, as opções Width e Height não aceitam vírgula para medida. Tem que usar ponto. Ex.: 20.3
Também não pode esquecer-se de trocar inches por cm.
Quality: 300 ppi. (Sempre)
Background: O comum é trabalhar com branco ou preto, mas vai de cada um.
Layout: Nessa parte eu peço desculpas pela ignorância, mas ainda não enxerguei a diferença das opções Across First (By Row) e Across First (By Column) do Image Placement. Por isso não mexo nessa opção.
Columns e Rows você determina a quantidade de colunas e linhas. Gosto de trabalhar com 5 colunas e 4 linhas.
As demais opções são para determinar espaçamentos. Eu prefiro o Use Auto-Spacing que resolve tudo e no caso de fotos na vertical e horizontal, se quiser deixar todas na mesma posição (só na horizontal) basta usar o Rotate for Best Fit.
Em Overlays podemos optar por aparecer o nome e a extensão do arquivo se deixar as opções Filename e Extension marcadas.
Também é possível escolher a fonte, o tamanho e a cor, assim como no Page Number, que pode aparecer o número da página no cabeçalho ou no rodapé e ter alinhamento centralizado, ou à direita, ou à esquerda.
Header: O cabeçalho ajuda a organizar melhor, a gerar uma identidade, especificar do que se trata o contato.
Como as primeiras opções dispensam explicações vou para Distance, Divider e Divider Color. E vou trocar a ordem entre o Divider e o Distance...
A opção Divider gera uma “linha” debaixo do texto criado para o cabeçalho (header). Na verdade ficará em todo o cabeçalho de uma ponta até a outra. Clicando na caixa de opções veremos 2px, 3px... Isso significa a espessura da linha.
A opção Distance é a distância que o Divider terá do cabeçalho.
A por fim a opção Distance color podemos escolher a cor da ‘linha”/ divisor.
Footer Podemos ter um rodapé. As opções são exatamente iguais do que em Header.
Particularmente não gosto nem de uma, nem de outra, mas para quem trabalha com fotografia e gosta de ter seus trabalhos bem organizados e guardados isso facilita muito. Mas basta ter um cabeçalho, não acham?
Em Playback podemos configurar o arquivo PDF para abrir em modo tela cheia, exibir as páginas automaticamente além de opção de loop e efeitos de transição na página, velocidade e direção da transição.
Complicado? Não. É só lembrar-se do bendito (e irritante Power Point). Sabem aquelas exibições quando você abre um arquivo feito no Power Point? Então. É isso aí.
Watermark (Marca d’água).
Em Opacity podemos deixar a marca d’água bem legível ou suave.
Já as opções Foreground e Background determinam como a marca aparecerá.
Usando Foreground o texto que será a marca d’água ficará sobre as imagens e o fundo bem no centro do documento.
Usando Background o texto que será a marca d’água ficará debaixo, no fundo e bem no centro do documento.
Depois de tudo isso. Basta clicar em Save e indicar onde salvar.
Se quiser ver como ficou o arquivo depois de salvo, basta habilitar a opção View PDF After Save.
O resultado final da folha de contato que fiz (modo ultra econômico) ficou assim:
Ah! E quando o arquivo abrir aparecerá um aviso que sobre exibição em tela cheia. Se não quiser basta clicar no não.
Beijos e bom carnaval pessoal! . ~_____o .
Nenhum comentário:
Postar um comentário