sábado, 13 de agosto de 2011

Livros que estudantes de Design Gráfico DEVEM ler e TER.

Eu acredito que só existem dois meios de alguém ter uma chance de mudar sua vida: trabalhando duro e principalmente estudando.

Eu voltei a estudar.
Estava tentando deixar em dia todas as disciplinas ONLINE (que absurdo aulas online!) quando concluí: Preciso muito de livros de referência pois esses textos não estão me ajudando. Muito pelo contrário.

Lembrei de um e-mail que um amigo me mandou com algumas referências bibliográficas:

» História da arte
GOMBRICH, Ernst Hans. História da arte. Tradução Álvaro Cabral. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 688 p. il. Arte, História; Arte
- Excelente e imenso livro de História da Arte. Você pode pensar: História é muito chato, mas esse livro consegue te prender!

» Uma introdução à história do design
Rafael Cardoso - Editora Edgard Blücher

» História do Design Gráfico
MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. Editora: Cosac Naify
- Esse livro é uma referência obrigatória para todos que estudam e trabalham na área.

» História da embalagem no Brasil
CAVALCANTI, Pedro; CHAGAS, Carmo. História da embalagem no Brasil. São Paulo: Grifo, 2006. 253 p. il. Embalagens; Embalagens, Brasil, História, Obras ilustradas 
- Esse é referência da disciplina online.

» Das coisas nascem coisas
Bruno Munari - Editora Martins Fontes

» Design pra quem não é Designer
Robin Willians - Editora Callis
- Esse livro é tem uma linguagem fácil, super simples e o título já diz do que se trata. Mostra por exemplos práticos coisas simples sobre as "fontes" (tipografia) usadas em panfletos, catálogos e organização de textos e até organização das informações para o seu currículo. Vale pra todos os profissionais. Muito bom!

» Como criar identidades visuais para marcas de sucesso
Gilberto Strunck - Editora Rio Books

» A Evolução da escrita
Carlos M. Horcades - Editora Senac

» O design do livro 
Richard Hendel - Ateliê Editorial

» Layout: O design da página impressa
Allen Hulburt - Editora Nobel
- O amigo que me indicou disse que não é um livro indispensável, mas que vale muito apena ler.

» Sinais e Símbolos
Adrian Frutiger - Editora Martins Fontes

» Sintaxe da Linguagem Visual
Donis A. Dondis - Editora Livraria Martins Fontes
- Todo professor da área de design fala e usa esse livro para as aulas.

» Viver de Design
Gilberto Strunck - Editora 2AB

E eu procurando mais referências de livros na internet achei um site fantástico: Usabilidoido - Resenhas de Livros

Outro site voltado para livros de design (em geral), publicidade e marketing, artes é o 2AB Editora.
Twitter da 2AB: @2ABEditora.

E você? Tem alguma referência para mim? Alguma dica de bom livro?
Para os que estão na busca como eu: Bom proveito!

Bom fim de semana pessoal!
Até mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o melhor (ok, como não li todos os livros do mundo pode ser exagero rs)... Um dos melhores livros sobre Design, com Cerveja, é o Mundo Gráfico da Informática, do Dário Pimentel.
Cara, eu tenho a 1ª edição de 2003 e mesmo assim é super atual.
Lançaram em 2011 a 2ª edição e pelo o que vi no site, tem mais volumes por vir. =]]

Patricia Cruz disse...

Poxa que legal voce me ajudou muito, obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...